quinta-feira, 13 de março de 2008

SERVIÇO DE FILATELIA - VII

CASTELOS E BRASÕES

Sob a denominação “Castelos e Brasões de Portugal” a dezoito de Fevereiro de 1986, os Correios davam início, com o lançamento do primeiro grupo de selos, a uma série de emissões que terminou em um de Julho de 1988, com um total de dezoito exemplares diferentes.
Em filatelia estudiosos e perspicazes, dos que olham ou fazem a vertente histórico científica dos selos, terá dado conta do porquê dos “Brasões” da denominação do referido grupo. Sem dúvida, os que coleccionam poderão não se ter fixado no detalhe, o significado, de nenhum modo displicente, que em nenhum dos dezoito selos aparec algum Brasão.
O aspecto gráfico de toda a série foi concebido pelo grande e multifacetado artista José Luís Tinoco e por J. Bénard Guedes e cada selo está dedicado a um só castelo.
A concretização deste grupo de emissões, foi composto de um pequeno caderno de quatro selos de cada motivo, como se pode ver no catálogo Afinsa. Ali aparece o brasão do distrito em que se situa o castelo em questão.
Creio que a colaboração de J. Bernard Guedes na série será devida à sua idealização dos brasões, cujo desenho é de perfeito realismo.
Por último, o Castelo de Santa Maria da Feira, com o brasão do distrito de Aveiro, um temático dedicado à heráldica na sua colecção ter´os pequenos cadernos com a série “Castelos e Brasões de Portugal, dado que só nesse conjunto figura o tema.
Os selos só por si não o justificam, embora seja a denominação atribuída.


IX MOSTRA DE PROTECÇÃO
AO PATRIMÓNIO

Entre sete e dez de Março de 1994, teve lugar na Cova da Piedade, na Escola António Gedeão, uma mostra filatélica dedicada ao tema “Protecção do Património”.
A realização, decorreu a cargo do Núcleo Filatélico Juvenil e essa escola, para a qual contou com várias colaboração, entre elas, a dos Correios, que esteve presente com Posto, onde era aposto carimbo comemorativo do acontecimento.
Há que destacar, o do dito carimbo, é a estilização de uma nora existente na localidade, supostamente construída no atelier de Gustavo Eifel, o famoso arquitecto do Ferro, que deixou obra em Portugal, sobretudo no Porto.

Daniel Costa – in revista Crónica Filatélica, número 111 de Maio de 1994, editada em Madrid, pela Afinsa.

Sem comentários: