sábado, 9 de fevereiro de 2008

SERVIÇO DE FILATELIA - III

SELOS PERFURADOS

A perfuração dos selos postais, deriva de uma necessidade por parte das empresas, que moviam um grande volume de correspondência, poderem controlar a utilização, evitando desvios.
Deste modo que, uma vez obtida a autorização dos Correios, procediam ao acto de perfurar os seus selos, normalmente com as iniciais das palavras que constituíam o nome da empresa.
Até há pouco, só alguns filatelistas, sobretudo em Portugal, davam importância aos perfurados. No entanto, actualmente aparecem bastantes aficionados a especializarem-se, neste segmento.
Os selos perfurados aparecem em vários países. Em Portugal criaram-se bastantes variedades, a mais comum, na minha opinião, é o que ostenta a iniciais da desaparecida Companhia União Fabril – C.U.F. que deu origem à Quimigal do Barreiro, no estuário do rio Tejo.
Existem portanto abundantes campos, onde encontrar material, para quem desejar aprofundar o tema.
Não obstante, os selos perfurados sobre carta serão mais raros de encontrar, embora possua um fragmento de envelope, ostentando um selo com este tratamento.
Provêm de uma carta da empresa “J.M. Guimarães & Cª.”, dirigida a St. Etienne, Fraca, franqueada com um selo de 50 Réis D. Carlos, tipo Mouchon, que figura no catálogo Afinsa com o número 133, com obliteração do Porto.
As letras, que não aparecem muito visíveis, formam exactamente as iniciais da empresa remetente: “JMF/GMG”.
Para termar direi, que pela minha pesquisa, esta perfuração não será muito vulgarizada, pelo que deverá ser tida em muita conta.

Daniel Costa

(Retrovertido do texto em espanhol, da Crónica Filatélica, editada em Madrid pela Afinsa. Inicialmente foi escrita em português e depois traduzida em Espanha. Foi destruída a cópia, como foi habitual, durante doze anos de regular colaboração).

2 comentários:

Lúcia Laborda disse...

Oie meu novo amigo! Obrigada pela visita e pelo carinho!
Adorei seu blog! E vou voltar. Eu admiro os colecionadores, até porque já tentei colecionar algumas coisas e não consegui. Sou muita desatenta e as vezes perco peças importantes.
Belo post!
Bom fim de semana!
Beijos

Daniel disse...

Olá olhos de mel

Ok!... Contarás também comigo!
Por este lado, a casa é tua, passa quando entenderes e se não te importares, podes tratar-me na primeira pessoa.
Tenho outro projecto, para intercalar aqui, trata-se de um policial, um sonho que alimento há muito
Por agora, vou deixar um link sobre filatelia:
http://sol.sapo.pt/blogs/mitalaia/archive/2008/02/09/Sevi_E700_o-FRANQUIA-_2D00_-11.aspx

Bom fim de semana
Daniel